As trufas no Maison de la Truffe – Paris

Maison de la Truffe-6

Uma das iguarias mais raras e extravagantes do Mundo, as trufas são um tipo de cogumelo que nos surpreendem pelo seu aroma e sabor.

Aqui no Brasil infelizmente não produzimos essas belezinhas e os principais países produtores são Itália e França.

Na verdade, falar em produtor é complicado porque diferente da maioria dos cogumelos, esse tipo não pode ser cultivado e precisa de uma série de fatores para que ele nasça. O clima tem que ser úmido, verões com muita chuva e proximidade das raízes de algumas árvores específicas. Exigente a mocinha né?

E não para por ai, porque quando todos esses fatores acontecem, elas não aparecem acima da terra, é necessário farejá-las com porcos ou cães treinados para encontrá-las!

E o preço? Condizente com todo esse esforço é claro! Principalmente para nós, que estamos bem longe da sua origem. E claro que o tipo (branca, preta ou de verão), a região e tamanho são fatores determinantes para o valor.

A busca pelas trufas é considerada até um passeio turístico, muitas pessoas vão para Itália ou França nessa época para a caçada seguida de uma refeição com as mais frescas!

E se escolher a Paris para um passeio, não deixe de ir a Maison de la Truffe, uma loja especializada na iguaria, com restaurante!

A Maison foi fundada em 1932, com o intuito de vender trufas aos parisienses e a ideia deu tão certo, que hoje eles possuem 03 unidades, além de uma linha enorme de produtos.

No restaurante, a minha sugestão é que fique entre as massas ou risotos, esses pratos valorizam mais a trufa.

Maison de la Truffe-4

Maison de la Truffe-3

Já na loja, a vontade é de levar tudo, mas alguns itens são indispensáveis para mim: o mel com trufas (que acompanha queijos duro e salgado muito bem), sal trufado (excelente para dar um charme final aos pratos e a manteiga com trufa) e o azeite de trufa também é interessante, desde que usado corretamente. O que me incomoda muito é essa “febre” de colocá-lo em absolutamente tudo e em quantidades exageradas.

Maison de la Truffe-5

Claro, também tem as trufas in natura, secas ou em “conserva” e os acessórios, como cortador e esponjas de limpeza específicas.

Maison de la Truffe-1

Como a loja foi comprada pela empresa Kaspia de caviar, também é possível encontrar uma boa seleção das ovas.

A Maison de la Truffe é visita obrigatória para quem gosta de trufas ou para aqueles tem interesse em conhecer.

Share

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *