Como Acender o Charuto

Folha Cedro1

Charuto devidamente cortado, agora é hora de acendê-lo!

Existem diversas opções para acender seu charuto, algumas mais práticas, outras mais charmosas, mas o mais importante é que nunca transfira sabor para o charuto e propicie um acendimento por igual.

A folha de cedro, que muitas vezes vem na própria caixa de charuto, é uma opção muito tradicional. Para utilizá-la basta quebrá-la no sentido do comprimento, porém, você precisará de um isqueiro para acender a lâmina para aí acender o charuto. Particularmente, não gosto muito desse método, apesar do charme, porque a chama é inconstante e dificulta a queima por igual.

Folha Cedro1

Outra opção é o fósforo, mas de preferência pelos palitos longos, próprios para esse fim. O ideal é esperar toda a “cabeça” do fósforo queimar antes de aproximar o charuto, assim evita que o cheiro do enxofre seja transferido.

Fosforo Longo1

Para os isqueiros, é essencial que utilizem gás natural porque os abastecidos com fluídos têm forte de cheiro de benzina ou outros químicos e podem influenciar no sabor do charuto.

Tem também os maçaricos, que são excelentes porque resistem ao vento e não apagam com facilidade. É possível encontrar maçaricos de mesa ou de bolso, com 01, 02 ou até 03 chamas. Assim como nos outros acessórios de charuto, o acabamento externo não influência, então a escolha depende do gosto pessoal e valor a ser investido. É possível encontrar isqueiros com o furador na parte de baixo.

Maçaricos

 

Isqueiros

Independente do acessório que utilizar, é importante que o faça lentamente, com a chama próxima, mas sem encostar. Cuidado para não carbonizar o charuto, principalmente com o maçarico, que tem uma chama muito forte.

Aos poucos vá girando o charuto para que toda a superfície seja igualmente aquecida. Algumas pessoas gostam de finalizar o acendimento com uma baforada inicial ainda com a chama próxima.

Uma dúvida muito comum é, posso reacender meu charuto? Enquanto você está fumando, pode ser que o charuto se apague entre uma baforada e outra, então nesses casos, tudo bem reacendê-lo. Porém, deixar o charuto apagar propositalmente para reacendê-lo horas ou dias depois, não funciona. O charuto não terá mais os aromas originais e sim, gostos desagradáveis e queimados.

Lembra-se do post de Como Armazenar o Charuto? Se seu charuto estiver apagando com muita frequência, um dos problemas pode ser a umidade em excesso! Outro detalhe que também influencia é a qualidade da construção do charuto.

Já que falamos de como acender, pode surgir dúvida de como apagar, se deve esmagar como cigarro ou molhar, mas para mim, o ideal é deixar que o charuto apague-se sozinho, descansando no cinzeiro.

Share

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *