Como Cortar o Charuto

Furador (3)

Agora que você já sabe como armazenar o seu charuto, vamos falar um pouco de como corta-lo. Para quem é novato nessa maravilhosa arte, é importante explicar que a maioria dos charutos vem o parte pela qual fumamos fechada e que só devemos cortá-la na hora de fumar.

Um bom corte irá evitar pedaços de tabaco se soltando em sua boca durante o fumo, além de ajudar o fluxo da fumaça.

Para a questão do fluxo, claro que a qualidade da construção também é determinante, mas o tipo de corte irá favorecer ou dificultar o fluxo. O corte reto facilita o fluxo, em contra partida, os cortes tipo em V ou o então o furador que faz um corte circular abrem parcialmente o charuto, portanto, necessitará de mais força!! Esses dois tipos são recomendados para quem gosta de mais corpo.

Cortadores em V: V (3)

Furadores:
Furador (4)

Para o corte reto, uma opção é a guilhotina, que pode ser de uma lamina ou duas, sendo essa melhor, pois a de uma lamina pressiona a parte de seca e pode amassar o charuto. Outra opção, que particularmente é minha preferida, é a tesoura. Importante prestar atenção ao tamanho da tesoura, que se for muito pequena, serve apenas para charutos de bitola fina.

Guilhotinas e tesoura:

Gilhotina2Laminas Gilhotina2Laminas (2)Tesoura

 

 

 

 

 

 

Assim como os umidores, o acabamento externo é apenas estética, pode ser de plástico, prata, ouro, enfim, mas o importante é ter uma lâmina afiada e com bom corte. Existem diversos tipos de cortador, cada um para um tipo de corte, não existe corte certo ou errado e acho importante você experimentar todos, para ver qual gosta mais.

Você pode até já ter visto nos filmes de velho oeste o mocinho ou bandido mordendo o charuto ou furando com o palito de fosforo, mas por favor, não faça isso, seu charuto merece muito mais respeito e com certeza, sua degustação não será tão boa quanto poderia!

Pode parecer simples, mas um bom corte é um passo muito importante para que a degustação ocorra com qualidade.

Share

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *