Fábrica Bohemia

Serra das Araras-18

Durante nossa visita à Petrópolis, não podíamos deixar de visitar a antiga e famosa fábrica da Bohemia. Fundada em 1853 e que atualmente abriga o museu da Cervejaria e uma pequena produção de cervejas.

Bohemia-1

No início da visita, você recebe uma pulseira com código de barras (veja foto abaixo) que é utilizada principalmente na primeira parte do tour.

Bohemia-11

O passeio começa com o que a Bohemia chama de “A Saga da Cerveja”, onde é apresentada a história da cerveja (desde sua criação até os dias atuais) assim como sua produção, seus ingredientes e seus diferentes os estilos e sabores. É um passeio com muita tecnologia, interativo, com telões, painéis (alguns touch-screen), som, luzes, animações (algumas em 3D) e pequenas amostras de equipamentos utilizados antigamente na produção. Muito agradável!

Algumas fotos abaixo:

Bohemia-9

Bohemia-7

Bohemia-3Bohemia-2

 

 

 

 

Bohemia-6

Bohemia-4Bohemia-5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bohemia-8

A segunda parte do tour é guiada e realizada nas antigas instalações da fábrica. Inicia pela sala do “Mestre Cervejeiro”, onde você recebe uma aula dos ingredientes utilizados na produção da cerveja. Um ponto interessante é que você tem a oportunidade de experimentar alguns tipos de malte.

O passeio continua num grande galpão, onde se encontram os tanques de cobre (veja foto abaixo), atualmente desativados, mas muito interessante para facilitar a explicação do processo de fabricação da cerveja (mostura, fervura e fermentação). No final da explicação, uma mini-degustação é oferecida. O chopp que bebemos nessa mini-degustação era muito boa e sem dúvida superior aos produtos de linha da cervejaria (oferecidos para degustação e compra na última sala da visita). Perguntamos qual chopp tínhamos tomado, mas guia desconversou e também disse que infelizmente não estava disponível para venda na loja e nem para consumo no restaurante e bar da Bohemia.

Bohemia-12

Confesso que a visita foi uma surpresa, principalmente porque a expectativa não era das maiores. A Bohemia investiu bastante para receber os apaixonados pela cerveja e não poupou recursos para deixar o passeio interativo, agradável e tecnológico. Foram mais de 2 horas que passaram sem percebermos.

Depois da visita, optamos por tomar uma cerveja e comer um aperitivo no Bar (ao invés de almoçar no restaurante). Um pouco desorganizado, mas não apagou a satisfação da visita. Para os que forem visitar Petrópolis e apreciadores da cerveja, vale o passeio!

Share

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *