ILHA DE PÁSCOA – MOAI

IPMendoza-44

A verdade é que os Moais ainda são um mistério. Porque eram feitos, como eram transportados, em que período foram esculpidos, enfim, como tudo na ilha, ainda é um enigma.

IPMendoza-63

O que são:

  • São estátuas de pedra gigantes, feitas com pedra vulcânica de um dos vulcões da ilha, o Rano Raraku.
  • Muitas pessoas acham que são somente cabeças, mas estatuas eram feitas com o corpo todo. Essa percepção vem do fato que muitas estátuas estão com o corpo soterrado e apenas a cabeça para fora.
  • Acima da cabeça iam os pukaos que representavam o penteado que eles usavam, cabelo com um nó amarrado no alto da cabeça. Era feito com uma pedra avermelhada diferente do resto do corpo.
  • Eles possuem orelhas e narizes compridos e lábios finos. Os braços aparecem colados ao corpo, com mãos e dedos bem finos. Os olhos eram feitos de corais, por ultimo e era a parte mais sensível.
  • Acredita-se que eram construídas em homenagem a alguém importante do clã que havia morrido.
  • Os Moais era colocados em cima do Ahu, um altar sagrado de pedras, sempre em posição estratégica, olhando para o vilarejo e de costas para o mar. O objetivo era que o falecido continuasse olhando para sua família.

IPMendoza-95

Números, tamanho e peso

Existem 887 Moais na ilha, nem todos terminados ou inteiros e a maioria ainda está na região do vulcão Rano Raraku.

IPMendozaFuji-47

IPMendozaFuji-59

 

Durante o período de instabilidade social da ilha, uma maneira de ofender o outro clã era derrubando e destruindo seus Moais e seu Ahu. Por isso, os poucos que estão de pé foram graças à restauração.

O mais alto mede 21.60 metros, porém, nunca foi levantado ou transportado. Em média, mediam 4,5 a 6 metros.

IPMendoza-53

Transporte

Essa é sem dúvida a parte mais misteriosa da coisa. Como eles eram levados da pedreira para toda a Ilha? Ninguém sabe ao certo e existem várias teorias, força humana aliada a cordas, trenós ou rolos de madeira… E a mais legal, era atribuída ao Mana, uma força espiritual que transportava os gigantes pela ilha.

IPMendoza-3

 

Share

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *