ILHA DE PÁSCOA – BIRDMAN

Pascoa-2

Quando a ilha entrou em colapso cultural e deixou de ser governada pelos descendentes diretos do Hotu Matu’a. para definir quem seria o “Chefe de Estado” acontecia a competição chamada de Birdman, que é muito mais interessante do que o filme homônimo que não sei como, mas ganhou o Oscar esse ano.

O engraçado é que quem competia não era a pessoa que seria eleita à autoridade máxima da ilha e sim, um guerreiro escolhido por cada candidato.

IPMendoza-138

Os guerreiros ficavam nas casas de pedra da aldeia de Orongo, localizada ao lado da cratera do vulcão Rano Kau a 324 metros de altura.

IPMendoza-118

A missão? Descer as íngremes encostas da cratera, nadar a mar aberto (e com tubarões!), chegar à ilhota Motu Nui e procurar pelo ovo da andorinha-do-mar-escura. Quem encontrasse, deviria gritar que estava com o ovo. Mas isso não era suficiente, tinha que nadar de volta (mais tubarões!), subir a encosta e chegar com o ovo intacto. Quem conseguisse fazer isso primeiro ganhava a competição e seu “chefe” era eleito o homem-pássaro e assumia a liderança da Ilha. Era muito difícil e vários guerreiros morriam durante a competição.

Mas e o que o guerreiro ganhava? Uma virgem que ficava escondida em uma caverna, para não tomar sol e ter a cor da pele branca e pura.

Além de definir a autoridade da Ilha, também era uma homenagem ao deus da fertilização e criador da humanidade, Makemake.

É possível encontrar vários petróglifos com o formato do homem-pássaro na ilha. Eles dizem que cada ano que a competição acontecia, um petróglifo era feito.

Tem um filme chamado Rapa Nui, (que é muito ruim!) e mostra como era essa competição.

 

Share

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *